A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Economia Comportamental: A Ciência das Escolhas

Janeiro 18, 2022 | 18:30 - Janeiro 27, 2022 | 20:30

95€

A vida, na sua multiplicidade de contextos, é composta de escolhas. Escolhemos o quanto estudar e que áreas estudar e o nível de esforço e empenho que pomos num projeto profissional. Escolhemos se casamos ou não, se temos ou não filhos e quantos temos. Escolhemos como relaxar, o que comer, se fazemos ou não exercício físico e que exames médicos de rotina fazemos. Escolhemos o que compramos, onde investimos e o quanto poupamos. Enquanto líderes de equipa, num contexto laboral, escolhemos pessoas e decidimos como as motivar e compensar pelo o seu esforço. Enquanto cidadãos, escolhemos se votamos e em quem votamos, escolhemos o quanto nos preocupamos com o meio-ambiente e se contribuímos ou não para causas sociais.

A teoria económica tradicional pressupõe que as pessoas são totalmente racionais e que fazem sempre as escolhas mais acertadas, ou seja, as mais produtivas, mais saudáveis e as mais vantajosas financeiramente. Esta ideia de racionalidade extrema do ser humano é pura ficção. Na realidade, sofremos de enviesamentos cognitivos e temos emoções que condicionam as escolhas que fazemos. Mais, a teoria económica tradicional em larga medida pressupõe também que somos seres egoísta preocupados exclusivamente com o nosso-bem estar. Mas, na verdade, somos seres sociais em muitos contextos preocupados com o bem-estar do outro e influenciados pelas escolhas alheias.

Neste curso ficará a conhecer os enviesamentos cognitivos que influenciam as escolhas que fazemos, aprenderá sobre a importância das emoções e sentimentos nas escolhas e sobre a existência das preferências sociais e o papel do outro nas decisões económicas. Por último, aprenderá sobre a teoria do nudge e como é possível através de “pequenos empurrões” alterar as escolhas que fazemos.

 

Reserve o seu lugar!

Detalhes

Início:
Janeiro 18, 2022 | 18:30
Fim:
Janeiro 27, 2022 | 20:30
Custo:
95€
View Evento Website
Newsletter

Antes de continuar, subscreva a nossa Newsletter para receber todas as novidades no seu email